Inclusão e diversidade


A nossa sociedade é formada por diversas pessoas com diferentes crenças, culturas e valores.
O papel fundamental da sociedade é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos sem distinção de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais
A inclusão social envolve todas as ações tomadas para integrar grupos marginalizados, como homossexuais, negros e pessoas com deficiência, no meio social. Por questões históricas, esses grupos enfrentaram uma exclusão do processo de socialização, que perdura na sociedade atual.
Inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais.
É oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos, pode ser compreendida como um processo que garante que pessoas em risco de pobreza e exclusão social participem plenamente nas esferas econômica, social e cultural e se beneficiem de um nível de vida e bem‑estar considerado normal na sociedade em que vivem.