Política

Associação de Combate ao Câncer em Goiás é homenageada em sessão solene na Alego

Uma noite para saudar pessoas que curam ou, pelo menos, aliviam a dor de pacientes de uma das mais temidas doenças: o câncer. Em sessão solene proposta pelo deputado Antônio Gomide (PT), 81 profissionais que trabalham na Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG) receberam o Certificado do Mérito Legislativo, em reconhecimento à atuação em favor da sociedade goiana. A AACG é entidade mantenedora do Hospital Araújo Jorge, referência no tratamento do câncer em Goiás, recebendo pacientes também de todo o Norte e Nordeste do País.

Foram homenageados médicos, enfermeiros, entre outros profissionais de saúde, além de servidores técnico-administrativos e de todos os outros setores da ACCG. Eles estavam acompanhados de familiares que abrilhantaram a solenidade na noite dessa segunda-feira, 30, nas galerias do Plenário Iris Rezende Machado.

A condução dos trabalhos ficou a cargo do propositor da homenagem, Antônio Gomide, que teve ao seu lado na Mesa Diretiva: o presidente da ACCG, Jales Benevides Santana Filho; o diretor técnico Carlos Henrique Ribeiro do Prado; os diretores técnico e clínico da Unidade Oncológica de Anápolis (UOA), extensão da ACCG na cidade vizinha, André Maurício Ferrari Beltrão e João Ormindo Beltrão Barros, respectivamente; e a supervisora administrativa, Alessandra de Sousa Castro Prado. Também compuseram a mesa o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, representando o Tribunal de Justiça de Goiás, e a promotora Sandra Mara Garbelini, em nome do Ministério Público de Goiás.

Reconhecimento

Gomide disse que a homenagem se justifica por fazer o reconhecimento dos trabalhadores que fazem funcionar uma instituição de tamanha importância para todo o Brasil. “Nada melhor que a Assembleia Legislativa estar reconhecendo esse trabalho da associação, valorizar essa equipe de trabalho, de médicos, de enfermeiros, de fisioterapeutas, de voluntários, que serão homenageados nesta noite.”  

O deputado lembrou a relevância de contribuir, com emendas parlamentares, para ampliar o atendimento tão oneroso do câncer e fazer o tratamento chegar às famílias mais carentes. “Tiramos, obviamente, das nossas emendas, a prioridade no sentido de, nesses últimos anos, fortalecer essa instituição. Mas mais do que isso, acompanhar o trabalho, que nós achamos extremamente importante, porque essa parceria em um tratamento que diminui o sofrimento das pessoas, e a possibilidade de salvar vidas são fundamentais. E nós sabemos que, em relação à terapia de combate ao câncer, ao acompanhamento psicológico e à assistência familiar, é preciso fazer com que seja um tratamento mais barato, que seja pelo SUS, em parceria com o Estado, mas que a gente possa garantir maior facilitação e o menor gasto financeiro para a  família. E a Associação de Combate ao Câncer, o nosso Hospital Araújo Jorge, faz isso.”

Desde 2021, Antônio Gomide destinou R$ 1.750.000,00 em emendas para a ACCG.

Vídeo institucional 

Após a manifestação de Antônio Gomide, foi exibido um vídeo institucional, mostrando a história e a atuação da Associação de Combate ao Câncer em Goiás.

O diretor André Beltrão afirmou que o reconhecimento a toda equipe vai além da noite solene. “O deputado Antônio Gomide é um parceiro da nossa unidade. Está sempre lá, perguntando como está o funcionamento. Sempre ajuda com emendas parlamentares e outras coisas que o Estado pode contribuir. Para a gente é muito importante, porque é um reconhecimento não só do corpo clínico, como também da parte de enfermagem, fisioterapeutas, inclusive do pessoal da administração, que faz a unidade conseguir tratar todas essas pessoas com recursos bem enxutos.”

Em meio aos discursos, houve apresentação do Coral Canto Azul, da Caixa Econômica Federal, que, sob a regência do maestro Weber Assis e Michela Adorno, ao piano, executaram quatro números musicais.

O presidente da ACCG, Jales Benevides Santana Filho, lembrou que todo tipo de contribuição faz diferença para a sobrevivência da instituição, já que a entidade é filantrópica e não consegue se manter somente com os recursos do Sistema Único de Saúde. Ele lembrou que, há 20 anos, o SUS não aumenta o valor de tabela dos procedimentos realizados. “Por isso essas emendas parlamentares impositivas, a ajuda do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e de toda a sociedade civil para ajudar a manter a excelência do tratamento.”  

Benevides disse que esse tipo de evento ajuda na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. “Essa é a diferença que faz para a gente conseguir a cura da doença, a prevenção primária, secundária e a orientação da população.”

Ao gerente de recursos humanos da ACCG, Paulo Roberto Macedo, coube o discurso em nome dos homenageados, após a entrega dos Certificados do Mérito Legislativo. Ele lembrou que o caminho profissional dentro de uma instituição dessa natureza não é fácil, mas percebe que a equipe enfrenta os desafios com coragem e perseverança, o que inspira os que estão em sua volta.

Macedo afirmou que recebe a homenagem como um reconhecimento a quem cuida diariamente dos pacientes com câncer, o que coincide com a filosofia da ACCG. “Trabalhamos em um hospital que, direta e indiretamente, tem mais de mil e 500 colaboradores, então o foco é: vamos cuidar dos nossos colaboradores, plantando uma sementinha para que possamos cultivar e germinar todos os dias, para que lá na frente, possamos colher esses frutos que vão ser levados em consideração no cuidado com o paciente.”

A ACCG

A Associação de Combate ao Câncer de Goiás é uma instituição privada de caráter filantrópico certificada pelo Ministério da Saúde. Fundada em 1956 pelo médico alagoano Alberto Augusto de Araújo Jorge, a ACCG mantém, com recursos próprios e de doações, três unidades operacionais que exercem atividades em oncologia. Atualmente, a ACCG é o único centro de assistência de alta complexidade em oncologia, atendendo pacientes de Goiás e de outros estados, realizando mais de 1 milhão de procedimentos anualmente.

Só em 2022, o Hospital Araújo Jorge realizou mais de 163 mil consultas ambulatoriais, mais de 14 mil internações e recebeu quase 13 mil e 900 novos pacientes. Além disso, 29 pacientes passaram por cirurgia de transplante de medula óssea.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress