Política

Aprovado Programa ‘Parlamento do futuro’ na Câmara

Proposta é do vereador Lipe Gomes

A Câmara de Aparecida aprovou, durante a 10ª Sessão Ordinária, o Projeto de Resolução Nº 007/2025, de autoria do vereador Lipe Gomes, que propõe a criação do Programa Parlamento do Futuro no âmbito da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia.

A proposta, que foi apreciada em Comissões Reunidas, o que acelerou os trâmites legislativos, visa proporcionar aos jovens uma vivência prática das atividades parlamentares, simulando o funcionamento do Poder Legislativo municipal.

Desta forma, o principais objetivos do programa são: permitir que estudantes e jovens lideranças compreendam o processo legislativo municipal, incentivar a participação cidadã na política local, promover a formação política, ética e cidadã dos participantes e estimular a proposição de ideias e soluções para desafios do município.

Segundo a matéria, o programa será realizado anualmente, com critérios de participação, período de inscrição e regras definidos em edital publicado pela Câmara Municipal, sendo que os participantes desempenharão funções parlamentares, incluindo: vereadores jovens, selecionados conforme os critérios do edital, Mesa Diretora, composta por presidente, vice-presidente e secretários, comissões temáticas para análise de proposições e Sessões plenárias para discussão e votação das propostas apresentadas.

A supervisão e coordenação das atividades ficará a cargo da Diretoria Legislativa, podendo estabelecer parcerias com instituições educacionais e organizações da sociedade civil.

Em sua justificativa, Lipe Gomes esclarece que a iniciativa busca aproximar os jovens do Poder Legislativo, estimulando a participação política e a formação de novas lideranças. Além disso, explica que o Parlamento do Futuro permitirá que os participantes conheçam o processo legislativo na prática e apresentem propostas para o município, fomentando o pensamento crítico e a busca por soluções inovadoras para desafios locais.

Com a aprovação, a proposta já foi promulgada pelo Presidente da Câmara, sem necessidade de passar pelo Poder Executivo, por se tratar de projeto de resolução.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress